segunda-feira, 5 de maio de 2014

8º dia: quarta-feira, 02/04/2014, Cusco, Ollantaytambo, Águas Calientes, Machu Picchu

Exatamente às 3:00 h os alarmes de nossos celulares tocaram e alguém bateu à porta do nosso quarto, avisando-nos da hora. Mudamos a roupa e descemos, onde um café fresco, leite e água quente, além de 2 copos de suco de maracujá, pão, manteiga e geleia, nos aguardavam. Quando acabamos pegamos nosso lanche na geladeira, subimos para pegar as mochilas com algumas roupas de frio e descemos para a sala de espera, até que, pontualmente, a van chegou para nos pegar. Fomos os primeiros a embarcar e depois, em outros hotéis, mais 8 pessoas subiram a bordo.

Quando começou a viagem, propriamente dita, um senhor oriental, que estava com sua esposa e sentados logo a nossa frente, falou algo com ela, em sua língua, indecifrável para nós, e ela entregou-lhe uma lata com oxigênio: ele estava com falta de ar (pensei com meus botões: “imagina ele, então, em Macchu Pichu!”). Durante o trajeto, que durou mais ou menos 1:20 h ele usou o spray várias vezes!

estação de Ollantaytambo
Chegamos a Ollantaytambo e a primeira coisa que fizemos, depois de orientados pelo pessoal da estação onde e qual trem pegaríamos, nos dirigimos à sala de espera, onde degustamos alguns dos sanduiches que havíamos levado. Há uma cafeteria no interior e pedi um espresso. Havia, ainda, um cantor indígena, tocando uma flauta andina e vendendo seus CD’s.

Existem 2 tipos de trem: o “de luxo”, com
 trem dos mochileiros
poltronas altas e teto de vidro, e o “dos mochileiros”, mais simples e barato, mas muito confortável, o qual iríamos tomar. Quando nos dirigíamos para ele, uma voz no trem “de luxo”, gritou: “ô, rapaz! ô, rapaz!”. Não dei atenção e a voz surgiu de novo: “ô, rapaz! ô, rapaz!”. Dei meia volta, para ver se era comigo, e era: um conhecido de Vitória, Engº Eduardo Prata, que se aposentou recentemente e está fazendo uma viagem de 3 anos mundo afora, estava lá, me reconheceu e me chamou! Cumprimentei-o e combinamos de nos encontrar “lá em cima!”, pois o trem em que ele estava sairia antes do nosso. Infelizmente não foi possível estar com ele, já que havia muita gente “lá em cima” e não o vi novamente...

Rio Urubamba
Na hora combinada embarcamos e ocupamos nossos lugares, previamente marcados. A lotação estava completa e partimos. As paisagens durante o trecho percorrido são interessantes, mas não deslumbrantes. O comboio, formado por um vagão propulsor e outros 2 só para passageiros, segue seu caminho ladeado por um rio, o Urubamba, encachoeirado, cujas águas correm rápido. Em alguns pontos vemos culturas agrícolas, principalmente milho e batata. Meia hora após partirmos vem o “serviço de bordo”, já incluído: são servidos um copo de suco, ou café preto ou com leite ou chá, acompanhados por uma pastilha de chocolate e um pacotinho de frutas secas salgadas. Sentados à nossa volta 7 franceses e um “local”, que deveria ser o guia e que falava francês fluentemente. A senhora francesa, sentada em frente de Mary, bem que tentou puxar conversa mas, como nossa fluência nesta língua não é das melhores, ficou difícil. O marido dela falava inglês e poderia ter facilitado as coisas, porém seu mau humor impediu...

entrada do Parque
Chegando a Águas Calientes, desembarcamos e logo um guia chamou, pelos nomes, aqueles passageiros que faziam parte de sua excursão, como haviam nos orientado. Quando todos chegaram (havia mais um casal brasileiro, de Campos dos Goytacazes, RJ), juntamo-nos e seguimos até onde se toma os micro-ônibus (os tickets, para a subida e para a descida, são entregues pelo guia) que nos levam até a “cidade inca sagrada”. São mais 30 minutos de subida por uma estradinha de terra, muito sinuosa e que, acho, só circulam estes veículos, que pertencem a uma só empresa sob regime de concessão, segundo me informaram. Então, enfim, chegamos na entrada do “Parque Nacional de Macchu Pichu”, onde outro guia, a partir de agora, nos acompanharia e nos contaria um pouco da história deste povo, que deixou este legado, mas que, infelizmente, foi dizimado pelos espanhóis, quando invadiram suas terras para saquear e enviar para a Espanha ouro e prata. Muito interessante é um carimbo, disponibilizado a título de fazer um agrado, que você pode utilizar para deixar em seu passaporte o registro da ida lá!

Uma forma diferente de se chegar ao Parque é caminhando por uma trilha dentro da floresta, que percorre o trecho em 4 dias e 3 noites, estas passadas acampando-se em locais previamente determinados e, lógico, acompanhado por um guia especializado. E chega-se a alcançar a altitude de 4.000 m! Mas esta já é outra história e não é a minha "praia"...

Nosso guia se chamava Severino (?!) e era descendente dos indígenas, podia-se ver por seus traços fisionômicos característicos daquele povo, tinha uns 50 anos de idade e sabia “TUDO”! Contou-nos diversas histórias, respondeu várias perguntas e ilustrou, com muita riqueza de detalhes, a visita e o passeio que fizemos. Para mim foi ótimo ter um guia com mais idade, pois seu ritmo era calmo e eu o acompanhei de perto, aproveitando para conversar sobre sua vida e sobre a profissão de guia!

Macchu Pichu
A visita guiada dura, aproximadamente, 2 horas e, ao final, cada um tem seu tempo livre para andar mais por onde lhe aprouver... Só tem-se que tomar cuidado para não perder o horário do trem de retorno, pois, como eles estão sempre cheios, é difícil ser reacomodado em outro horário! Assim fizemos: nosso trem partiria às 14:30 h, teríamos que pegar um micro-ônibus no mais tardar às 13:30 h e resolvemos que às 13:00 h já estaríamos a postos para descer.

Retornamos à entrada do Parque, onde há uma infraestrutura com banheiros, mesas e bancos onde se pode fazer um lanche, lanchonete, restaurante e um hotel chiquérrimo e carésimo, o Belmond Sanctuary Lodge Macchu Pichu, que está sempre lotado de, principalmente, americanos e europeus “não mochileiros”! Então, sentamo-nos nos banquinhos em frente a um balcão comprido e saboreamos os demais sanduíches que restaram da primeira
Águas Calientes
investida neles, o chá e os sucos. Satisfeitos, pegamos um micro-ônibus e retornamos a
Águas Calientes. O lugarejo dispõe de muitos restaurantes, pizzarias, cafeterias e lojinhas vendendo artesanatos e souvenires. Demos uma caminhada para conhecê-lo e, a seguir, fomos para a sala de espera da estação ferroviária. Lá o casal de Campos apareceu e ficamos conversando até anunciarem nosso trem. Embarcamos e seguimos de volta, desta vez cercados por dois casais que nos pareceram espanhóis ou algo que o valha e que não fizeram nenhum esforço para se comunicarem conosco. Nem nós com eles! Só no meio da viagem que o rapaz me ajudou a abrir a janela do vagão, pois fazia calor e, quando chegamos, ele pegou minha caneta que havia caído no chão e me entregou.

Na estação de Ollantaytambo um senhor aguardava vários passageiros para levar para Cusco em sua van, portando uma plaquinha com os nomes. Pediu-nos que aguardássemos um pouco já que outras pessoas se juntariam a nós. Aguardamos uns 15 minutos até que ele nos levou até o estacionamento, abriu a porta do seu veículo e sugeriu que deixássemos as mochilas e casaco em cima do banco, até que mais alguns passageiros aparecessem. Esperamos mais 20 minutos e finalmente partimos. Não gostamos nada de ficar este tempo todo à toa, esperando que ele preenchesse as poltronas vazias de sua van para partir...

Chegando em Cusco, depois de 1:30 h de viagem, ele parou próximo à Plaza de San Blas dizendo que era o fim da linha e que era para todos descerem! Ficamos indignados, assim como outro casal peruano, pois o contratado foi ele deixar-nos no hotel! Reclamamos, fomos até a agência de turismo onde o outro casal havia comprado seu “pacote”, mas nada se resolveu. Fotografamos a van, sua logomarca e sua placa e fomos caminhando até a Plaza de Armas, onde avistamos um carro da “Polícia de Turismo”. Explicamos o caso aos policiais que estavam nele, quando nos orientaram a fazer uma queixa na “Oficina de Turismo”, que ficava em frente aonde eles estavam estacionados. Lá dentro a atendente pediu desculpas, mas, naquele horário, o sistema já estava desligado e, se pudéssemos voltar no dia seguinte pela manhã, ela estaria lá e nos ajudaria a elaborar a tal queixa formal.

Agradecemos e fomos procurar o restaurante “Marcelo Batata”, onde havíamos planejado jantar. O restaurante é intimista, aconchegante e a garçonete que nos atendeu foi muito simpática. Pedimos, como entrada, umas batatinhas laminadas e fritas, acompanhadas por um molho preparado com uma erva local cujo nome não me lembro, de coloração esverdeada e um sabor agradável e diferente! Mary pediu, como prato principal,
 “lomo de alpaca com quinoa, salsa de frutas rojas e cogumelos selvagens” (um bife alto de carne de alpaca, que é parente da lhama, acompanhado com 2 pequenas porções de quinua, uma com queijo e outra com beterraba, purê de batatas e um molho preparado com frutas vermelhas) e eu “anticucho de alpaca con papas doradas y salsa de maiz morado” (um espetinho de cubos de carne de alpaca grelhados sobre uma “cama” de batatas dorée e um molho cremoso preparado com um tipo de milho, vermelho). Bebemos um vinho peruano “Tabernero” Reserva, produzido com as uvas malbec e merlot. Encerramos pedindo a conta: 150 soles, incluindo a gorjeta.
lomo de alpaca

anticucho de alpaca

E voltamos para a pousada, caminhando para ajudar a fazer a digestão. Subimos para o quarto, tomamos banho e fomos dormir.