segunda-feira, 5 de maio de 2014

2º dia: quinta-feira, 27/03/2014, Guarulhos x Lima

Nosso voo, também pela TAM, partiria às 7:30 h. Acordamos às 4:30 h, descemos e tomamos um ótimo café da manhã. Check-out feito, pegamos o translado das 5:30 h (havíamos reservado quando fizemos o check-in). Então embarcamos e decolamos no horário. Passada 1:30 a tripulação serviu sanduiches quentes, sucos, refrigerantes e café. Às 10:30 h, horário local (são 2 horas a menos de diferença) aterrissamos. Trocamos US$50 na casa de câmbio existente dentro do aeroporto: 1 dólar americano = 2,65 soles. Negociamos um táxi no saguão: 50 soles até o “apart”, em Miraflores (o taxista havia pedido 60!). Achamos o endereço do Studio Apart Miraflores, reservado pelo site booking.com (*).

Foi só sairmos do aeroporto para levarmos um susto: o trânsito é caótico, todo mundo buzina o tempo todo, inacreditável!

Quase não acreditamos quando chegamos e observamos a fachada do prédio de 3 pavimentos onde ele fica: é horrível! Em todo caso toquei a campainha do apartamento 42 e uma voz feminina me atendeu. Ela me pediu um tempinho e, 10 minutos depois, Janete, a proprietária, desceu. Mary subiu para ver como é que era... São 3 andares de escadas, não tem ar condicionado, só um ventilador pequeno. Parece que ela mora ali (ela não citou isso!) e sai quando aluga para alguém ... Enfim: NÃO DAVA PARA FICAR ALI! Resolvemos dormir SOMENTE esta noite no imóvel.

(*) Nosso pecado foi alugá-lo com base somente nas fotos, na descrição, no endereço e no preço que está no booking.com: como não havia comentários de nenhum ex-usuário, por estar cadastrado há pouco tempo, julgamos que seria uma boa opção para nos acomodarmos em Lima. Posteriormente deixei meus comentários no site, citando isto tudo e não recomendando a ninguém este “apart”!

Negociamos com a Janete e seu filho, Rodrigo, e cancelamos as demais 3 noite em que ficaríamos ali. Os travesseiros fediam a suor. O chão do banheiro nunca viu uma faxina. Eles concordaram com o cancelamento (se não, teríamos que pagar esta diária: o cancelamento só pode ser feito, sem custo, com 24 horas de antecedência). Pagamos os US$42 contratados para uma noite, nos entregaram as chaves e combinamos de devolvê-las no dia seguinte, 10:00 h da manhã. A janela do quarto, integrado com um balcão de bar, uma pia e um pequeno fogão de 2 bocas, tem um armário e uma cama de casal, dá para uma avenida movimentadíssima. O trânsito é intenso e caótico: os motoristas buzinam incessantemente, o dia inteiro!

Deixamos as malas, descemos e saímos para comer algo. Trocamos mais alguns dólares com um daqueles senhores com jaleco azul, na rua: 1 dólar = 2,8 soles. Paramos no “Crepes & Waffles”: Mary pediu uma salada mediterrânea e eu um crepe de espinafre e queijo, ambos muito saborosos. Tomei uma cerveja local, “Cristal”, Mary um suco. Pagamos 60 soles, com a propina (gorjeta).

crepe de espinafre e queijo

salada mediterrânea
Voltamos para o “Studio” e pesquisamos no booking.com outro local para nos hospedarmos. Achamos a Casa Bella B & B, a 100 m da orla, também em Miraflores: US$52 por noite, com café da manhã, onde reservamos os outros 3 dias de nossa estada em Lima.

Resolvido o problema, fomos caminhando até a orla e encontramos um shopping center, o “Larcomar”, grande e moderno, e resolvemos conhecê-lo.

Larcomar
Já era noite e, depois de perambular bastante por ele, resolvemos voltar para o “apart”. No caminho paramos numa loja de souvenires e comprei uma garrafinha de pisco, a bebida típica de lá. Paramos, ainda, no restaurante “Tanta”, um dos que pertence ao famoso gastrônomo peruano “Gaston Astúrio”, onde comemos uma tortilla e um mix de salsichas, presunto, ovo mexido e batatas fritas, acompanhados com 4 molhos. Tomamos 2 cervejas locais “Cusqueña”. Pedi uma 3ª, mas não trouxeram. Como já havíamos acabado de comer, pedimos a conta. E veio a cobrança de 3 cervejas... Chamei o garçon e expliquei-lhe, mas ele teimou comigo que eu tinha pedido a 3ª e ele tinha trazido! Depois de algumas idas e vindas ao caixa e à cozinha, ele trouxe a conta correta e pediu desculpas pela falha.  Pagamos 63 soles.

tortilla
mix de salsichas, presunto, ovo mexido e batatas fritas
Voltamos caminhando ao "studio", subimos os 3 andares, tomamos banho e tentamos dormir...